Tome uma atitude, colabore com o planeta. Use formas alternativas de transportes: a pé, de bicicleta, de carona ou de transporte público.
14 de julho de 2010
A bicicleta: um antigo elemento para um novo desenho urbano
A inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser abordado como elemento para a implementação do conceito Mobilidade Urbana Sustentável como forma da redução do custo da mobilidade das pessoas, inclusão social de redução e eliminação de agentes poluentes e melhoria da saúde da população. Sua integração aos modos coletivos de transporte é possível, principalmente nos sistemas de grande capacidades, através da construção de bicicletários. Dentro desta nova ótica, a bicicleta deve ser considerada como elemento integrante do novo desenho urbano, incorporando-se a construção de ciclovias e ciclofaixas, principalmente nas áreas de expansão urbana.
Vias Cicláveis
Tráfego Compartilhado - Não há delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os tipos de veículos.
Ciclofaixa - É uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única.
Ciclovia - É segregada fisicamente do tráfego de automóvel. Pode ser unidirecional (um só sentido) ou bidirecional (dois sentidos) e é geralmente adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário